Aumento do nível do mar pode afetar 2 milhões de brasileiros, diz estudo; Natal e mais oito capitais são as mais ameaçadas pela inundação

Foto: Ilustrativas/Pixabay

O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Climate Central.

Segundo o estudo, se o mar continuar a subir, ele deve ameaçar principalmente as capitais de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, João Pessoa, Natal e Maceió.

Outras capitais, como Florianópolis, Porto Alegre e Vitória também veriam alterações menos severas.

Além disso, cidades como Santos, no litoral paulista, toda a extensão do litoral nordestino, e municípios nos arredores da divisa entre Amapá e Pará também seriam extremamente afetados.

Um mapa interativo criado pela plataforma mostra as áreas afetadas de cada município, caso o mar avance entre um e dez metros acima do nível da maré. Os sete municípios brasileiros fazem parte de um grupo de 100 cidades, de 39 países, que podem ser inundadas pelo mar nas próximas décadas. Em todo o mundo, são 800 milhões de pessoas possivelmente afetadas.

Os dados foram apurados pela ONG com base em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Na média global, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a 80 cm no ano de 2100.

Natal

No Rio Grande do Norte, a capital teria inundações numa área conhecida como Salinas, onde ocorre criação de camarão. Além disso, o centro turístico de Natal também perderia espaço para a água. As Estivas também seriam afetadas pela elevação do Rio Ceará-mirim.

 O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo