DUAS NOVAS ESTAÇÕES DE TRENS URBANOS SÃO ABERTAS E ENTRAM EM FASE DE TESTES NA GRANDE NATAL

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Duas novas estações de trens urbanos entraram nesta segunda-feira (19) em fase de testes na Grande Natal. As estações ficam em São José de Mipibu e Nísia Floresta (chamada de Bonfim) e receberam, pela primeira vez, um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passando pelas localidades.

A previsão, de acordo com a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), é de que até o dia 15 de janeiro, as duas estações estejam em funcionamento total. Atualmente, elas já estão abertas ao público.

A tarifa vai custar R$ 2,50 e as cidades vão fazer parte do itinerário na Grande Natal, sendo ligadas às outras estações, em Parnamirim, Natal e Ceará-Mirim. Para a CBTU, o número de passageiros diários vai crescer consideravelmente.

“Hoje a gente prevê um implemento em torno de 11 mil pessoas dentro do sistema. Só que isso é muito subjetivo. Porque, quando você implanta um sistema desse, você atende toda uma cidade. Hoje nós estamos atendendo Nísia Floresta, São José de Mipibu e áreas fronteiriças. Então toda essa região será atendida. Não só do ponto de vista de transporte, como vetor de crescimento”, disse o diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima.

Segundo o diretor-presidente, a CBTU conta com 18 veículos, mas alguns precisam de recuperação para serem colocados de volta nos trilhos por conta do aumento da oferta e da demanda.

Parte desses veículos foi adquirido recentemente e eram utilizados em outros estados – eles precisam de reparação para operar e para dar conforto, como o conserto de ar-condicionados, por exemplo.

“Hoje o que nós temos aqui são veículos que faziam composição de um trecho menor, tinhamos cerca de 45 km de ferrovia. Vamos pular pra 74 km. E precisamos ter uma oferta maior”, falou.

Recentemente, a CBTU havia inaugurado uma estação em Cajupiranga, em Parnamirim. O próximo passo é a abertura de uma nova na Zona Norte de Natal, trecho em que o trajeto foi alterado por conta da expansão das linhas.

“Até o final de janeiro nós vamos no outro ramal, o da Linha Norte”, afirmou o diretor-presidente.

G1 RN

5 responses to “DUAS NOVAS ESTAÇÕES DE TRENS URBANOS SÃO ABERTAS E ENTRAM EM FASE DE TESTES NA GRANDE NATAL

  1. Acho um grande benefício para às comunidades carentes que precisam de se locomoverem com um menor custo benefício, vamos avançar Rio g do norte.

  2. Nossa isso é bom de mais pra população,o que falta agora é só eletrificar os trem igual rio e são Paulo,onde os trens são todos elétricos , quando será que vão expandir até Taipu…

  3. Excelente, quanto mais benefícios a população de renda médias e baixa melhor, claro que com conforto e dignidade

  4. Isso é ótimo vai alavancar às cidades que passa a contar com os VLTS.
    Porém,se faz necessário já ter a tabela de horários em momentos que for posto o vlt em circulação.
    A tabela de horários é muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo